segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Eu não sei como me comportar quando cantam 'PARABÉNS' para mim....


A vida pode assumir uma série de definições, mas uma bem precisa é que é uma sucessão de acontecimentos constrangedores separados por intervalos em que acontecem o resto das coisas, sendo esse resto das coisas o dia-a-dia e os momentos em que você passa pelas coisas não memoráveis.
É, porque por mais triste que soe, a gente costuma se lembrar das coisas muito boas e das muito ruins, e normalmente as constrangedoras se enquadram nos momentos muito ruins e muito bons de tão engraçados – depois.
E o mais fantástico sobre a vida é que ainda que você seja uma dessas pessoas ultra sortudas, que nunca passam por situações em que podem se sentir muito envergonhadas, provavelmente não está livre de uma vez por ano estar num papel que é quase absolutamente constrangedor pra todo ser humano padrão: o de ser o alvo de um Parabéns a você no dia de seu aniversário.
A sociedade é tão sacana que ela instituiu um mecanismo no qual uma convenção social profundamente arraigada é a causadora de um dos constrangimentos mais intensos que qualquer pessoa pode passar. Porque é um constrangimento diferente de qualquer outro: ele não é daqueles instantâneos, efêmeros.
Parabéns é uma canção de uns 45 segundos durante a qual todo mundo olha pra você e você não sabe absolutamente o que fazer com as mãos, não sabe o que fazer com a boca – se canta, se fica quieto, se grita, não sabe se bate palmas junto, se sorri, se fica sério, pra qual de todas aquelas pessoas olha. E quando acaba não tem explicação pra dar, não tem nada pra consertar. Fora o perigo de cantarem Com quem será e entoarem O fulano faz anos…
O mais curioso é que exatamente a situação chata mais inevitável e mais difundida do mundo vai estar na tua vida pelo menos uma vez por ano. Não há como fugir – é como se a vida quisesse que toda pessoa passasse vergonha sem escapatória pelo menos uma vez por ano, só pra ficar esperto.
E você nunca pode pedir pra que as pessoas não te cantem Parabéns. É impressionante como você pode pedir praticamente tudo pras pessoas hoje em dia e ser capaz de encontrar um grupo que vá atender ao seu pedido. Mas isso nunca funciona pro Parabéns, porque ninguém entende como é possível fazer aniversário sem um e você não imagina as caras de horror ao sugerir que não se cante a música maldita. Não existe, é inadmissível, nem sequer se cogita.
______________________________
Depois da brincadeira, gostaria de agradecer por me fazer 'passar por este contrangimento' hoje, e dizer o quão importantes vocês são na minha vida....desde aquela mensagem da Aline as 05:32 da manhã, sendo a primeira a me felicitar hoje. Obrigada amiga querida, pela amizade e pelo carinho de sempre! A todos que estão comigo hoje.... muito obrigada, sem vocês, meu dia não seria o mesmo.....
E agora????? 2.7 e melhor a cada dia....aproveitando muito e vivendo muito bem!

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Tristeza e felicidade: dois lados de uma mesma moeda.

Estive lendo nos últimos dias o livro do Pe. Fábio de Mello e Gabriel Chalita “Cartas entre amigos: Sobre medos contemporâneos”, em cima de palavras tão bem colocadas no papel pude transpôr várias facetas de minha vida para as linhas deste livro. Desta forma pude perceber como nossa vida é grandiosa e quão pequenos são nossos problemas.
Temos constantemente atitudes ‘miseráveis’ de colocar nossos (grandes) problemas à frente de tudo e de todos, e nem ao menos conseguimos ter a capacidade de se quer analisá-los friamente para então perceber que grandes mesmos não eram os problemas mas sim a maneira pela qual os víamos.
Nos colocamos a beira do caos por qualquer papel que não pareça mais estar em seu lugar...fazemos de uma gota um oceano, e tudo isso para quê? Não sei se queremos nos mostrar frágeis, submissos ou simplesmente sem capacidade para erguer a cabeça e tornar novamente tudo ao seu lugar.
Temos momentos na vida que nos fazem pensar, e porquê? Simples, somente porque temos sempre a oportunidade de escolher. É isso mesmo, temos duas opções....eis o grande problema! Se não fossem duas opções, não teríamos problemas. Seria extremamente fácil, saberíamos antes mesmo do problema começar qual caminho seguir.
Conseguimos colocar em nossa vida momentos que oscilam entre a felicidade e a tristeza. E mal sabemos que eles são tão diferentes e ao mesmo tempo tão iguais. Pe Fábio e Chalita colocam isto no papel de forma tão simples, que nos faz apenas concordar....não cabe argumentação, apenas meditação:
“não entendo a tristeza como ausência de felicidade. Acho que elas coexistem. Somos felizes e tristes. Felizes porque tentamos entender nossa missão. Tristes porque assim tem de ser. A tristeza nos empresta respeito ao outro e percepção mais aguçada da dor. Talvez tristeza seja ausência de alegria, de riso fácil, não de felicidade.”

domingo, 22 de novembro de 2009

'aprendi e decidi....'

Depois de muitas coisas procurar....e de muitas decisões a vida impor a gente a decidir, pensei muito e percebi que as principais vitórias, aquelas mais gostosas....e doces, surgem do nada, sem esperarmos muito por elas....são as pequanas peripécias da vida que fazem uma sutil diferença...
Com estas mesmas ideias, Walt Disney já dizia:

"E assim, depois de muito esperar, num dia como outro qualquer, decidi triunfar...
Decidi não esperar as oportunidades e sim, eu mesmo buscá-las.
Decidi ver cada problema como uma oportunidade de encontrar uma solução.
Decidi ver cada deserto como uma possibilidade de encontrar um oásis.
Decidi ver cada noite como um mistério a resolver.
Decidi ver cada dia como uma nova oportunidade de ser feliz.
Naquele dia, descobri que meu único rival não era mais que minhas próprias limitações e que enfrentá-las era a única e melhor forma de as superar.
Naquele dia, descobri que eu não era o melhor e que talvez eu nunca tenha sido.
Deixei de me importar com quem ganha ou perde; agora, me importa simplesmente saber melhor o que fazer.
Aprendi que o difícil não é chegar lá em cima, e sim deixar de subir.
Aprendi que o melhor triunfo que posso ter, é ter o direito de chamar alguém de "AMIGO".
Descobri que o amor é mais que um simples estado de enamoramento, “o amor é uma filosofia de vida.”
Naquele dia, deixei de ser um reflexo dos meus escassos triunfos passados e passei a ser a minha própria tênue luz deste presente.
Aprendi que de nada serve ser luz se não vai iluminar o caminho dos demais.
Naquele dia, decidi trocar tantas coisas...
Naquele dia, aprendi que os sonhos são somente pra fazer-se realidade.
E desde aquele dia já não durmo para descansar... agora simplesmente durmo para sonhar."

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Personalidade...

Acredito que a nossa PERSONALIDADE é moldada com os fatos que vivenciamos e principalmente pelas pessoas que vão passando por nossa vida e que vão deixando de cada uma um pouquinho, mesmo que seja somente um sorriso. Sou como você me vê.Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania, depende de quando e como você me vê passar. Não me dêem fórmulas certas, por que eu não espero acertar sempre. Não me mostrem o que esperam de mim, porque vou seguir meu coração. Não me façam ser quem não sou. Não me convidem a ser igual, porque sinceramente, sou diferente. Não sei amar pela metade. Não sei viver de mentira. Não sei voar de pés no chão. Sou sempre eu mesma, mas com certeza, não serei a mesma pra sempre. Sou a cada dia. Precisaria parar o tempo para dizer quem sou... Se digo quem sou, na realidade estarei dizendo quem fui, o tempo já não será o mesmo, terá passado... e terei sido... Só posso dizer que desde que me conheço, penso... e o pensamento me acompanha, a cada dia com vestes diversas. Simplesmente no pensamento... no tempo... pois só nele eu fui, sou e serei a cada instante!!!

terça-feira, 17 de novembro de 2009

SEPARE O SEU LUXO....


Uma vez li uma definição de supérfluo que achei simplesmente perfeita: "supérfluo é tudo que não importa pra você".

Genial isso.

Tem muito a ver com valores, que assim como a própria palavra já diz: cada um tem os seus.

E aí?

QUANTO VALEM AS COISAS QUE MAIS IMPORTAM PARA VOCÊ?

Tenho pensado muito nisso, nestes tempos de crise.

O que realmente tem valor, já que todo mundo agora precisa poupar?

Então resolvi fazer minha própria definição de luxo, porque é por aí que os economistas recomendam que a gente deve começar a cortar, não émesmo?

Pra muita gente, luxo pode ser um grande privilégio, ser dono de uma lancha de 30 pés, frequentar um Spa 5 estrelas, fazer um cruzeiro praGrécia, ter um Porsche ou morar em uma cobertura de mil metros quadrados.

Ok, ótimo!

Mas isso tudo são luxos que o dinheiro pode comprar.

Mas e aqueles luxos intransferíveis, exclusivos, divinos e verdadeiramente impagáveis? Particularmente são os que mais me seduzem.

E esses não precisam ser cortados.

Bem pelo contrário, deveriam ser mais perseguidos do que técnico de seleção em Copa doMundo. Sabe por que?

Luxo é amar e ser correspondido.

Luxo é fazer uma viagem linda e morrer de saudade da família.

Luxo é gozar de saúde e bom humor aos 80 anos.

Luxo é ter amigos que te falam a verdade.

Luxo é sentir tesão e amor pela mesma pessoa, por anos a fio.

Luxo é ser respeitado pelas suas ideias.

Luxo é ter a natureza como vizinha.

Luxo é receber o amor dos filhos pra sempre.

Luxo é se divertir trabalhando.

Luxo é realizar sonhos de infância.

Luxo é continuar sonhando, apesar de ter crescido.

Luxo é comer fruta do pé.

Luxo é não ter muro ao redor de casa.

Luxo é ter paz de espírito, apesar do caos.

Luxo é saber separar tudo isso do supérfluo que o mundo insiste em nos vender bem caro.

Que tal uma grande reciclagem de valores?

Quem puder fazer isso, quem sabe até consiga sair dessa crise uma pessoa melhor do que entrou !!!!!

(Luciana Von Borries)



*****E para VOCÊ....QUANTO VALE O SEU LUXO????
Extremamente perfeito para muitos (as)......

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Pedaços de mim...

Eu sou feito de
Sonhos interrompidos
detalhes despercebidos
amores mal resolvidos

Sou feito de
Choros sem ter razão
pessoas no coração
atos por impulsão

Sinto falta de
Lugares que não conheci
experiências que não vivi
momentos que já esqueci

Eu sou
Amor e carinho constante
distraída até o bastante
não paro por instante


Tive noites mal dormidas
perdi pessoas muito queridas
cumpri coisas não-prometidas

Muitas vezes eu
Desisti sem mesmo tentar
pensei em fugir,
para não enfrentar
sorri para não chorar

Eu sinto pelas
Coisas que não mudei
amizades que não cultivei
aqueles que eu julguei
coisas que eu falei

Tenho saudade
De pessoas que fui conhecendo
lembranças que fui esquecendo
amigos que acabei perdendo
Mas continuo vivendo e aprendendo.

(Martha Medeiros)


*****
Pedaços da gente que vão ficando pelo caminho...
pedaços da alma, do coração, da mente...da vida
da vida da gente...
espaços...lacunas...distâncias
parecem sonhos, parecem realiadade
mas estão tão profundos, tão intimos
tão resguardados pela alma
pela vã inocência que guardamos dentro de nós.
Simples sonhos...
doces realidades,
simples verdades!!!

Será????



Tire suas mãos de mim
Eu não pertenço a você
Não é me dominando assim
Que você vai me entender
Eu posso estar sozinho
Mas eu sei muito bem aonde estou
Você pode até duvidar
Acho que isso não é amor.

Será só imaginação?
Será que nada vai acontecer?
Será que é tudo isso em vão?
Será que vamos conseguir vencer?

Nos perderemos entre monstros
Da nossa própria criação
Serão noites inteiras
Talvez por medo da escuridão
Ficaremos acordados
Imaginando alguma solução
Prá que esse nosso egoísmo
Não destrua nosso coração.

Será só imaginação?
Será que nada vai acontecer?
Será que é tudo isso em vão?
Será que vamos conseguir vencer?

BRIGAR PRÁ QUÊ?
SE É SEM QUERER
QUEM É QUE VAI
NOS PROTEGER?
SERÁ QUE VAMOS TER
QUE RESPONDER
PELOS ERROS A MAIS
EU E VOCÊ?
(Legião Urbana)
__________________
***com certeza, não preciso dizer mais nada....
=(

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Por medo de chorar, deixamos de rir...



Por incrível que possa parecer, muita gente tem medo da felicidade. Para essas pessoas, correr o risco de estar de bem com a vida significa mudar uma serie de hábitos – e perder sua própria identidade.
Por isso, muitas vezes nos julgamos indignos das coisas boas que acontecem conosco. Não aceitamos as bênçãos – porque aceitá-las nos dá a sensação de que estamos devendo alguma coisa a Deus. Além disso, temos medo de nos “acostumar” com a felicidade.
Pensamos: “é melhor não provar o cálice da alegria, porque, quando este nos faltar, iremos sofrer muito”.
Por medo de diminuir, deixamos de crescer. Por medo de chorar, deixamos de rir. Para quê não usufruir da felicidade, porque esperamos a infelicidade? Faz algum sentido? Mesmo que a infelicidade venha, não tenham receio, será apenas um breve intervalo entre duas grandes alegrias.

(Paulo Coelho)



terça-feira, 10 de novembro de 2009

Amiga-irmã....presente de Deus, em meu coração!


Amiga é aquela com quem a gente divide uma porção de coisas,
os segredos,a tristeza causada pela briga com o namorado, a raiva por ter ouvido um não.

Amiga é isso: um ombro quando você precisa de consolo,
um colo quando você precisa desabafar e uma enorme paciência.

Amiga é quem diz algumas coisas quando você esta precisando ouvir
ou quem fica ao seu lado em silêncio quando esta triste, mas não quer falar nada.

Amiga também é quem dá uns toques
quando você começa a fazer bobagens
e ao mesmo tempo sabe ser confidente,
palpiteira e quebra todos os seus galhos.

É aquela que não dá ouvidos quando falam mal de você.

Uma amiga essa coisa tão preciosa e rara.

Que bom, que você minha amiga, tenha todas essas características.

Eu te agradeço de todo o coração por ter te conhecido.


***Minha flor Aline,
Nesse dia especial...vim agradecer pela AMIZADE de todos os dias, de ontem, de hoje e de sempre. Do ombro amigo nas horas que mais precisei, daquela palavra que só você sabia a hora de dizer!
Muito obrigada por tudo isso e por tudo que ainda vamos viver.
Mesmo não podendo estar juntas mais a todos os dias, saiba que estamos juntas mas em pensamentos!
Te amo muito e te desejo tudo de melhor....minha mais perfeita flor.
Irmã que Deus não me deu no sangue, mas com certeza fez nascer o elo de almas afins dentro de nosso coração.
Te adoro, feliz aniversário!

sábado, 7 de novembro de 2009

Ser ou não ser....eis a questão!


Ser ou não ser, eis a questão.

Será mais nobre em espírito viver

Sofrendo os golpes e as frechadas da afrontosa sorte

Ou armas tomar contra um mar de penas.

Dar-lhes um fim: morrer, dormir...

Só isso e, por tal sono, dizer que acabaram

Penas do coração e os milhões de choques naturais

Herdados com a carne? Será final

A desejar ardentemente...

Morrer, dormir;Dormir, sonhar talvez...

Mas há um contra,

Pois nesse mortal sonho outros podem vir,

Libertos já do mortal abraço da vida...

Deve ser um intervalo... É o respeito

Que de tal longa vida faz calamidade

Pois quem pode suportar do tempo azorrague e chufas,

Os erros do tirano, ultrajes do orgulho,

As angústias de amor desprezado, a lei tardia,

A insolência das repartições e o coice destinado

Pelos inúteis aos meritórios pacientes?

Para quê se pode aquietar-se, acomodar-se,

Com um simples punhal? Quem suportará,

Suando e resmungando,vida de fadigas

Senão quem teme o horror de qualquer coisa após a morte,

País desconhecido, a descobrir, cujas fronteiras

Não há quem volte a atravessar e nos intriga

E nos faz continuar a suportar os nossos males

Em vez de fugir para outros que desconhecemos?.

..Assim a todos nos faz covardes nossa consciência,

Assim o grito natural do ânimo mais resoluto

Se afoga na pálida sombra do pensar

E as empresas de mor peso e alto fim,

Tal vendo mudam o seu rumor errando

E nada conseguindo!

Sossega agora...Ofélia gentil?

Ninfa, em tuas orações

Sejam sempre lembrados meus pecados.

(Trecho da Obra 'Hamlet' de Willian Shakespeare)
_____________________________


Muitas coisas necessitam de um 'ser ou não ser, eis a questão'.
Muitas pessoas deveriam parar de questionar os outros e começar a questionar a si mesmos...
Suas atitudes, seus modos de vida, suas PALAVRAS
Deveriam muito mais cuidar aquilo que sai de suas bocas, para que seja 'muito mais importante do que o silêncio'.
Ooooo, pssiiuuuu! Reflexão não mata 'viu'!!!
Auto-reflexão muito menos.....