terça-feira, 9 de novembro de 2010

A flor de Lótus


A flor de lótus foi a primeira flor trazida ao Planeta Terra.
Essa flor é símbolo da expansão espiritual, do sagrado e do puro.
Diz uma lenda que quando Siddartha, o Buda, tocou o solo pela primeira vez e deu seus sete primeiros passos sete flores de lótus nasceram.
Assim, cada passo de um bodhissatva é um ato de expansão espiritual.
Nossos centros de energia, os chakras, são simbolizados por flores de lótus, cujas cores correspondem ao seu caráter individual e seu número de pétalas às suas funções.
Como devemos entender o simbolismo da flor de lótus em nossa escalada espitritual?
Assim como a flor de lótus cresce da escuridão, do lodo, para a superfície da água, somente abrindo suas pétalas depois de soerguer-se do pântano, ficando imaculada da terra e da água que foram seus nutrientes.
Do mesmo modo, a mente (semente) nascida no corpo humano expande suas qualidades divinas (pétalas), depois de ter-se erguido da lama das paixões e ignorância transformando o aparente poder da sombra em puro néctar da consciência iluminada.
Mesmo que suas raízes estejam na profundidade sombria da escuridão deste mundo, sua cabeça está erguida em completa Luz radiante.
Este é um exemplo bem claro da relação das limitações da individualidade e da universalidade ilimitada.
Se a semente da busca pela luz não estivesse implantada na raiz, nos DNAs da flor de lótus, essa flor jamais se voltaria em direção a luz.

(Trechos do texto de João Aguilar, de Julho/2009)



........



Acredito que nada acontece por acaso.....vi esta flor num filme e me chamou muito a atenção, e ao buscar informação sobre ela encontrei esse texto magnifico além do blog e do site de João Aguilar, tem ótimos textos pra quem gosta do assunto. Mesmo que como eu estejam aprendendo a gostar....Pra quem quiser fica ai a dica.